Publications in Portuguese

Publications in Portuguese (2)

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS no Brasil) é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.

O Programa de práticas populares tem relação com o mundo próximo à natureza. As práticas populares ficam associadas a um estilo de vida próximo a contracultura de 1960. Como alternativas de cuidado de si. A Medicina alternativa ganha força em 1960. O debate da medicalização ganha potencia com a chegada da medicina alternativa. 

A Medicina integrativa trás a construção de um paradigma que se construa com o principio da inclusividade. Trazer para dentro a diferença e se construir incluindo a diferença.
- Anos 70 – O que era popular ganha o nome de alternativo
- Anos 80 – Alternativo ganha o nome de complementar
- Nos anos 2000 começa a proposta de pensar o paradigma integrativo que busca integrar essas práticas.

Prestar atenção básica para nossa sobrevivência.  O casamento das praticas integrativas na atenção básica é um modelo brasileiro, que está sendo copiado em outros países.

Em maio de 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC-SUS, o Ministério da Saúde deu mais um passo para a expansão da pluralidade na saúde brasileira.
A Análise Bioenergética já começa a ser incluída em alguns estados brasileiros nas PICs (Práticas Integrativas e complementares). Isso demonstra um reconhecimento da eficácia da Análise Bioenergética na saúde preventiva e restauradora.

Seguem abaixo os trabalhos sociais que estão sendo realizados pelas sociedades filiadas a FLAAB.

...

Guy TONELLA ©

Palestra na Sociedade de Analise Bioenergética do Rio de Janeiro (SABERJ), Rio de Janeiro, Brasil, Março de 2009

Rio_2009Acho que entramos em uma crise de civilização: não é só uma crise econômica. A crise econômica é um revelador de uma crise mais profunda: politica, social, ética, crise dos valores humanos que governam o mundo.
Fala-se em "moralizar o capitalismo", mas isso implica num processo de transformação dos espíritos individuais e dos comportamentos interpessoais. Isso vai levar tempo, provavelmente várias gerações.

Além disso, não falei dos outros aspectos que estão ou estarão acompanhando a crise econômica, como o aspecto ecológico (mais e mais a desregulação climática, com fenômenos climáticos extremos, processo acelerado da desertificação, falta de água, etc.), como também o aspecto geopolítico.

Essa crise chega em um período do desenvolvimento da humanidade que Lowen qualificou de "narcisica". Quais são as características dessa cultura "narcisica"?

Que origem tem esses novos comportamentos?

Em resumo, por um lado, uma proporção significativa da população procurou defesas narcísicas para não ter que enfrentar um sentimento de insegurança emocional crescente; por outro lado, a sociedade pós-industrial respondeu a essa necessidade narcísica psicólogica oferecendo objetos valorizados narcisicamente. A dinâmica psicológica e a dinâmica social coincidiram. Assim a sociedade, na sua função primeira de base de comunicação afetiva mudou, pouco a pouco, para cumprir a função de um espelho social narcisico onde os outros só existem de forma fictícia.

No nível terapêutico, para tratar o problema narcisico, Lowen (o fundador da Análise Bioenergética) criou a metodologia do "grounding".

...

Saiba mais : faze o download da integralidade deste artigo em PDF :

writing love blue

 

 

 

Bookstore
Go to top